Atualmente, inúmeros escorpiões aparecem em residências na cidade de Lucélia devido às condições criadas pelo próprio ser humano, como acúmulo de materiais de construção, entulhos, caixas de gorduras, sujeira, entre outros.
A área com maior incidência abrange da avenida Brasil à Vila Dalva, nas proximidades do ginásio de esportes e este local foi delimitado como de maior risco no município. Diariamente, o departamento de Controle de Vetores recebe cerca de cinco a dez notificações de moradores daquela localidade.
Em visitas domiciliares, os funcionários do setor constataram que em inúmeras casas há situações propícias para a proliferação desses animais. Por isto, para controlar os casos de escorpião, o departamento de Controle de Vetores está realizando diversas ações, como a busca ativa, orientação aos munícipes, enquanto a Prefeitura faz a limpeza em corredores sanitários e o manejo ambiental em locais públicos.
As agentes comunitárias de Saúde receberam na última terça-feira (1º), do Controle de Vetores, a capacitação sobre a importância delas nas orientações às famílias, maneiras de prevenção e métodos de procedimento no controle de escorpiões. A mesma capacitação está sendo planejada para os professores da rede municipal de ensino e funcionários de empresas de materiais de construção.
O objetivo dessas atividades é controlar a incidência desses animais pelo risco que representam à saúde pública, já que, segundo o Ministério da Saúde, a erradicação não é possível nem viável.