O Ministério da Educação disponibilizou, na tarde de segunda-feira (7), os resultados dos cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Faculdade Reges de Dracena conseguiram nota 4, o que é motivo de comemoração para dirigentes, coordenadores, professores e alunos.
O professor José Gonzaga da Silva Neto recebeu a notícia, segunda-feira, quando visitava a Reges local. Trata-se de resultados que demonstram a qualidade dos cursos oferecidos e a preocupação em preparar bem os estudantes para o mercado de trabalho. Com a marca de três notas 4, a Faculdade Reges de Dracena se coloca entre as melhores faculdades do País, isto é, entre as, aproximadamente, 25% que ficaram com notas 4 e 5; considerando somente as faculdades privadas, apenas 20% atingiram esta meta positiva.
Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Elas tiraram conceito 1 ou 2 como resultado final do Exame. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar no mínimo nota 3. As notas 4 e 5 são aplicadas aos cursos que apresentam melhor qualidade.
Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras. Os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado para avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.