O trabalho contínuo de aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos dos cursos da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) foi reconhecido e referendado pelo CEE (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) por meio da avaliação e revalidação do reconhecimento de 18 cursos de graduação da instituição. Destes, 15 conseguiram a revalidação pelo prazo máximo, de cinco anos.
“Direção, coordenação e docentes zelam pela execução das atividades acadêmicas em total consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso e as normas estabelecidas pelo CEE e Conselhos de Classe”, salientou o diretor geral da FAI, Márcio Cardim.
É competência do CEE visitar as instituições públicas municipais como a FAI e averiguar as condições de infraestrutura para os cursos, adequação da matriz curricular e perfil do corpo docente. “Esses elementos alinhados constituirão o resultado do profissional que se pretende formar”, comentou.
REVALIDAÇÃO – Após a visita da comissão de especialistas, um relatório é encaminhado ao CEE para parecer final do conselheiro relator. O período de reconhecimento pode variar de um a cinco anos. “Quanto maior o prazo de reconhecimento, mais credibilidade foi dada ao curso. As avaliações positivas emitidas pelo CEE enfatizam a qualidade dos cursos oferecidos pela FAI e isso é resposta de um longo trabalho que alia competência e compromisso. Temos a expectativa futura de equalização dos resultados nos demais órgãos avaliativos como o ENADE.”, observou Márcio Cardim.
No ano de 2011, a FAI teve cinco cursos com reconhecimento revalidado por cinco anos, sendo Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Farmácia e Matemática e um revalidado por três anos: Engenharia de Alimentos.
Em 2012, foram três cursos revalidados por cinco anos, Geografia, História e Nutrição e um por quatro anos, Agronomia. Neste ano, sete cursos tiveram reconhecimento revalidado por cinco anos, sendo eles Direito, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Ambiental, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Fisioterapia e um por quatro anos: Publicidade e Propaganda.
“Em cada visita de comissões designadas pelo CEE a FAI recebeu elogios pelas instalações, titulação do corpo docente, clareza dos alunos sobre a área de atuação, contribuição à comunidade pelas ações dos núcleos e clínicas, pertinência de publicações de alunos e docentes, além dos variados projetos de pesquisa e extensão”, comemorou Cardim. “Reconhece-se ainda o trabalho da Biblioteca e de toda equipe administrativa que está sempre pronta para esclarecer dúvidas e informar os visitantes, além de manter as boas condições de uso dos laboratórios e equipamentos”, emendou o diretor.