Alunos do último ano da graduação em Farmácia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) participaram de um curso de técnicas de materiais injetáveis no sábado (28), no Campus II.
O objetivo da atividade extraclasse foi preparar os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho. “Nós procuramos levar ao aluno todo conhecimento técnico desde a conduta do aplicador, adequações de salas de aplicação, perfis de pacientes que vão adentrar o estabelecimento, além de trabalhar via de administração, pelo qual aqui trabalhamos a via subcutânea, intradérmica, intramuscular deltoidiana, entre outras”, explicou o farmacêutico e integrante do Comitê de Educação Permanente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Adriano Falvo, que ministrou o curso.
No período da manhã, foi trabalhada a teoria em sala de aula. À tarde, foram realizadas simulações práticas. “E através da voluntariedade dos alunos, pois não existe obrigatoriedade de aplicação, aqueles que quiseram realizar o procedimento prático tiveram a oportunidade de fazer a via [de administração] que quisesse”, comentou Favo.
Quem participou do curso reconheceu a importância de aliar a teoria à prática antes de concluir a graduação. “Para nós [o curso extraclasse] é muito importante porque vai além da teoria. A gente teve a oportunidade de fazer na prática e pôde aprender algumas técnicas específicas. Além de ver em sala de aula, poder fazer [as aplicações] é uma experiência diferente e muito proveitosa”, salientou a estudante Gabriela Gazola.