Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, a cidade de Brasilândia realizou uma série de festividades na última semana. Os eventos se iniciaram na terça-feira (1º), no Anfiteatro Ramez Tebet, com apresentações da Fanfarra Municipal (Fambra) e alunos do projeto Canta Brasilândia. Os idosos presentes na abertura também assistiram à palestra “Saúde e qualidade de vida”, com a fisioterapeuta Mirele Oliveira Martos Evaristo, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
No segundo dia de programação, a comemoração aconteceu no CCI para os idosos internos. Houve apresentação musical do Canta Brasilândia e apresentação de dança do Projovem. Os idosos também assistiram à palestra “Direito do Idoso”, com a assistente social Samanta Pereira.
Na quinta-feira (3), também no CCI, foi realizada uma nova comemoração, que contou com apresentações musicais e de dança dos alunos do projeto “Educar para a vida”. Em seguida, a dupla Paulo Vinícius e Edivan animaram o público presente, que ainda prestigiou o sanfoneiro Antônio Alagoano, momento em que os “pés-de-valsa” não ficaram parados.
Irmã Terezinha agradeceu ao apoio da administração do prefeito Jorge Diogo em possibilitar essas atividades aos idosos de Brasilândia. “Me sinto muito alegre com a presença de todos. É um privilégio de Deus poder chegar aos 60, 70, 80 anos”.
O grande encerramento aconteceu na sexta-feira (4), com um almoço para os idosos no Centro de Convivência. Em seguida, todos participaram de uma brincadeira de perguntas e respostas. Quem acertava as perguntas ganhava uma camiseta da Semana Municipal do Idoso.
As atividades foram coordenadas pela primeira-dama Léia Diogo, a vice-prefeita Márcia Amaral, a secretária adjunta de Assistência Social, Jô Silva, a diretora do CCI, irmã Terezinha e toda equipe da Assistência Social e também os Agentes Comunitários de Saúde.
Após a brincadeira, os idosos foram transportados ao Anfiteatro Ramez Tebet, onde assistiram ao Cine Mazzaropi, com o filme Jeca Tatu.
CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO – Recentemente, o prefeito Jorge Diogo sancionou a Lei nº 2503, que cria o Conselho Municipal do Idoso (CMI), que terá caráter deliberativo, consultivo e controlador das ações dirigidas à proteção e à defesa dos direitos do idoso.
O CMI ficará vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela coordenação e articulação da política municipal do idoso. Entre outras atribuições, caberá ao CMI, formular, acompanhar e fiscalizar a política do idoso; deliberar sobre programas e projetos de acordo com a política do idoso; atuar na definição de alternativas de atenção à saúde do idoso nas redes pública e privada conveniada de serviços ambulatoriais e hospitalares com atendimento integral; propor medidas que assegurem o exercício dos direitos do idoso.