Nesta sexta-feira, 25, a cidade de Flórida Paulista completa 72 anos de fundação. Em comemoração à data, a população poderá contar com uma programação especial para o fim de semana.
Na manhã de hoje, os festejos se iniciam com salva de tiros no Centro de Lazer, apresentação da Banda Marcial, show com a Banda Romanti-Ézer da Igreja Assembleia de Deus e desfile na avenida José Fróio. Pela noite, a animação fica por conta da dupla Marco Túlio e Adriano.
No sábado, 26, parte da programação será voltada às crianças, com o Trenzinho da Alegria gratuito, das 8h30 às 11h30, e 15h às 18h, com saída em frente à Prefeitura Municipal. Pela tarde, às 17h, a atração será o amistoso entre a Seleção Máster Flórida Paulista contra o Máster Corinthians. Às 19h, Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e, em seguida, outra apresentação da Banda Marcial Municipal. Pela noite, o esperado show com o cantor Frank Aguiar, no Centro de Lazer, com playground gratuito.
O encerramento da programação será no domingo, 27, às 10h, com a 6ª edição da Cavalgada da Amizade, que terá saída em frente à Chácara do Sindicato.
HISTÓRIA – Flórida Paulista foi fundada em 25 de outubro de 1941. As terras, naquela época, pertenciam à empresa canadense Boston Catle Company, que foi retalhada pela CAIC (Companhia Agricultura Imigração e Colonização), para ser vendida. A região era conhecida pelo nome Zona da Mata. Várias famílias adquiriram alqueires de terras, mas foi José Fróio que obteve 127,5 alqueires de terras incultas e sem benfeitorias e destinou ao futuro patrimônio. A escritura foi passada em nome de José e seu genro Idreno Sylvio Cavallari, no dia 20 de outubro. Em cinco dias, os próprios moradores construíram uma capela, que foi o marco inicial do patrimônio.
Junto dos Fróio, famílias como Silva, Morandi, Dias, Pierini, Crepaldi, entre outras, foram as responsáveis pelo progresso do município. Elas formaram lavouras de café, olaria e os comércios foram se desenvolvendo aos poucos. O primeiro núcleo comercial foi formado pela família Fróio com a serraria que desbravava a madeira bruta para ser comercializada.
Passado sete anos, o então patrimônio foi elevado à categoria de município e, no ano seguinte, houve a primeira eleição, a qual Guilherme Spanghero atuou como primeiro prefeito de Flórida.
ORIGEM DO NOME – O nome Flórida Paulista veio à tona após o levantamento feito pelo engenheiro Albert Alduine, que levantou que nas terras a fertilidade do solo e o colorido de sua vegetação eram predominantes. Antes de receber sua atual nomenclatura, o município já teve outros nomes: primeiro, quando ainda era patrimônio, se chamava apenas Flórida, depois, como Distrito de Paz, recebeu o nome de Aguapeí do Alto e, por fim, com sua elevação a município, Flórida Paulista.