A Associação Nacional de Energia Elétrica (Aneel) queria que todos os municípios do país assumissem os serviços de iluminação pública, a partir de janeiro do ano que vem, liberando as atuais concessionárias daquele serviço. Porém, exercitando a coerência (fato raro), retrocedeu e adiou a medida para cidades com até 50 mil habitantes. Para o recuo, predominaram o prazo apertado, a quase insolvência de certas prefeituras e possíveis ações na Justiça contra a iniciativa.
Com reservas
Hoje, o governo do estado deve publicar decreto que cria o programa de benefícios para os usuários do Iamspe. De acordo com a assessoria de comunicação do Palácio dos Bandeirantes, “a iniciativa faz parte da política adotada pelo governador Alckmin (PSDB) de implementar medidas para melhorar a qualidade de vida do funcionalismo”. O primeiro benefício previsto é um plano de assistência odontológica, oferecido a preços que podem ficar até 60% inferiores aos de mercado.
Encurtando a semana
Ontem, as repartições públicas da maioria dos municípios do Brasil não funcionaram, em função das homenagens ao Dia do Funcionário Público. Os servidores de muitas comunidades podem ganhar uma nova ponte, no fim de semana. Vários prefeitos resolveram decretaram ponto facultativo na sexta-feira, véspera de Finados.
Prepare o bolso
O Conselho de Administração da Petrobras pretende adotar uma nova política de preços para a gasolina e o diesel. Provavelmente, os reajustes serão automáticos e periódicos. A metodologia já foi repassada ao ministro Guido Mantega. O titular da Fazenda tem até 22 de novembro para chancelar ou rechaçar o estudo.
Pérolas do Enem
Findo mais um Exame Nacional de Ensino Médio, candidatos postaram mensagens divertidas, nas redes sociais. Um deles escreveu que, estudando
para prova, aprendeu que Bacon era um filósofo, não uma comida gordurosa. Outro disse que, para cursar uma universidade, é preciso saber o processo de obtenção do ouro, calcário, alumínio, ferro e amônia e que a África tem que ser mais estudada.
Mais algumas
Houve quem cravasse que o Google manipula os resultados e esconde coisas da gente. Que adolescentes ficam cada vez mais altos, gordos e preguiçosos. Que a preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe, é preciso respeitá-la e pronto. Que nos filmes a África parece um lugar cheio de coisas doidas e rituais de desenhos animados. Que crianças iraquianas fogem da guerra para visitar a Disneylândia. E que tombamento significa preservar.
Ideia de jerico
Entusiasmada com os seguidos gols de Aloísio que substitui com vantagem o pipoqueiro Luís Fabiano, os engomadinhos do Morumbi pensam em lançar uma camisa especial em homenagem ao artilheiro. A jaqueta tricolor reproduziria a tesoura voadora, forma de comemoração do jogador, após a marcação de gols. Como se percebe, criatividade não é característica dos cartolas tricolores.
Caça ao pato e vivas ao Ganso
Recebido com honras de chefe de estado, quando desembarcou no Parque São Jorge, o ex-artilheiro do Milan toma vaia até no banco de reservas. Ao desperdiçar um pênalti, o atacante corintiano virou o inimigo público número 1 da torcida corintiana. Ao contrário do que sucede com o ex-santista no tricolor.
Valdir Andrêo
andreo@portalregional.net.br