Com 2,9 mil inscritos já confirmados, o Enepe 2013 começa na segunda-feira (21) e se estende até quinta-feira (24) na Unoeste. Inscrições ainda podem ser feitas, até o primeiro dia. O maior evento de ensino, pesquisa e extensão do oeste paulista apresenta 4 conferências, 5 palestras, 8 mesas redondas, 747 exposições orais, 1 oficina, 1 simpósio, 3 fóruns, 8 minicursos, 215 painéis, 1 seminário e as entregas dos prêmios Científico Unoeste e Unoeste Solidária. A abertura tem o renomado conferencista doutor Leonardo Boff.
Com o tema Ciência, Tecnologia e Sociedade: a universidade na construção da identidade profissional, o Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste reserva para terça-feira (22) o 10º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), o 18º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), que inclui o 2º Simpósio de Iniciação Científica SIC/Pibic/CNPq/Unoeste, e o 11º Encontro Anual de Extensão (Enaext).
Programada para o teatro César Cava, no campus I, a solenidade de abertura ocorre às 19h com as falas dos pró-reitores acadêmico, José Eduardo Creste, de pesquisa e pós-graduação, Zizi Trevizan e de extensão Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. Também fala, em nome da Reitoria, o diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Augusto César de Oliveira Lima.
Às 19h30, Leonardo Boff – professor emérito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ) – discorre sobre o tema “A universidade e a ética na construção da sociedade”. Para a conferência de abertura é permitida apenas a entrada dos inscritos, sendo obrigatório o uso do crachá de inscrição no Enepe e a ocupação dos 480 lugares obedece a ordem de chegada. A porta do teatro fica aberta a partir das 18h.