O atual estatuto da Taça Libertadores da América poderá mudar para as próximas temporadas. A Conmebol, entidade que organiza a maior competição da América do Sul, poderá alterar as regras e ficar mais firme com os clubes. Uma das mudanças poderá ser que os clubes deverão apresentar balanços financeiros e aqueles que possuem grandes dívidas poderão não participar.
Quem repassou as informações foi o jornal ‘Folha de S. Paulo’, que inclusive afirmou que as condições de participação poderão ser divida em cinco áreas: financeira, administrativa, jurídica, de infraestrutura e esportiva. Todos os clubes classificados terão que cumprir rigorosos requisitos nestas áreas para ficarem aptos a participar. Seria expedido assim, uma licença anual para cada clube. O modelo já é usado pela Uefa, na Europa, desde 2003; e também pela Fifa, desde 2007. O jornal ainda afirmou que a entidade dará um prazo para os clubes se adaptarem.
Devido à este prazo, possivelmente, caso as mudanças sejam mesmo implantadas, a próxima temporada ainda não contará com as mudanças. A grande questão do novo estatuto será mesmo o “fair play financeiro”, que promete equilibrar as contas de todos os clubes.