Uma das últimas grandes áreas livres ao longo da marginal Pinheiros começará a receber neste ano as obras de um Empreendimento bilionário que terá impacto tanto na paisagem como no trânsito complicado da zona sul da cidade de São Paulo.

A estrutura completa contará com cinco torres residenciais, hotel, shopping e prédio comercial até 2020.

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Mas, dentro de quatro anos, já é programada a entrega dos prédios de moradia -prazo em que a empresa também terá que construir três faixas de uma nova pista local de dois quilômetros de extensão na marginal, no sentido da zona sul, no trecho da ponte do Morumbi ao Parque Burle Marx.

O acordo foi fechado com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para atenuar os transtornos do empreendimento, localizado num terreno de 217 mil metros quadrados -tamanho equivalente a cerca de três estádios do Pacaembu.

Atualmente, a região onde as obras serão erguidas, com expectativa de vendas de R$ 8 bilhões, já fica parada de carros nos horários de pico.

O projeto almeja a criação de um “bairro”, na contramão do que deseja a gestão Fernando Haddad (PT) no futuro Plano Diretor da capital -de adensar áreas da cidade onde já existe boa rede de transporte e infraestrutura.

As empresas responsáveis pelo projeto, Bueno Netto e Related Brasil, prometem compensações milionárias e alegam estar prevista no local uma estação de monotrilho da futura linha 17-ouro.

A primeira fase dessa obra sobre trilhos, entre a marginal e Congonhas, é prevista para 2014. Mas a segunda etapa, que pode chegar ao empreendimento, não tem ainda contrato nem licença.

 Editoria de arte/Folhapress 

OITAVO SHOPPING

Além das três faixas extras na marginal Pinheiros, já está acertada a doação de cerca de 15 mil mudas de plantas e um repasse de R$ 4,2 milhões para a restauração do prédio da Secretaria Estadual da Justiça, no centro.

“Estamos negociando com a prefeitura e vamos contribuir pesadamente para a construção da nova ponte no Panamby [orçada em R$ 130 milhões]. Estamos também desenvolvendo projeto de segurança que vai monitorar todas as ruas da altura do shopping Jardim Sul até a avenida Morumbi”, diz Luciano Amaral, diretor do Bueno Netto.

O novo shopping previsto na marginal (o primeiro erguido pela empresa na cidade) será o oitavo em um raio de cerca de seis quilômetros.

“Vamos fazer uma conectividade do shopping, das torres residenciais e comercial com os bairros da região por meio de vias para carros, bicicletas ou a pé. Assim, evita-se acessar a marginal”, afirma Amaral.