Com o objetivo de avaliar a viabilidade da implantação do curso de Medicina nas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), o diretor geral Márcio Cardim e a subcomissão composta por cinco membros realizaram uma visita in loco na Universidade de Taubaté (Unitau), autarquia municipal como a FAI, na manhã desta terça-feira (24).

A subcomissão foi recebida pela professora doutora Valéria Holmo Batista, diretora da Unidade de Ensino do Departamento de Medicina, que apresentou com detalhes a estrutura pedagógica e física para o desenvolvimento de um curso de qualidade e excelência.
“Muitas dúvidas foram esclarecidas, agora iremos verificar junto à presidente do Conselho Estadual de Educação, Guiomar Namo de Mello, e ao presidente da Câmara de Educação Superior, Roque Theóphilo Júnior, as exigências e os trâmites para nortear os próximos passos para o desenvolvimento dos trabalhos da comissão”, afirmou Márcio Cardim.
Na última reunião de congregação, realizada em 6 de setembro, foi instituída uma comissão de nove professores para o desenvolvimento de um estudo detalhado para implantação do curso de Medicina.
A comissão – formada por César Marinho, Ana Vitória Salimon dos Santos, José Pedro Ruete, Marisa Furtado Mozini Cardim, Miguel Ramalho Boiça, Osmar de Oliveira Ramos, Sueli Rombaldi Cunha e Wendel Cleber Soares – deu início aos trabalhos dia 19 e decidiu compor uma subcomissão para realizar as visitas em universidades que ofertam o curso de Medicina.
Na ocasião, Cardim abriu a reunião mencionando a necessidade de um estudo detalhado com relação à estrutura física, pedagógica, disponibilização de estágios e investimentos. Também foram discutidas as normas relativas à implantação do curso.
Segundo o presidente da comissão, médico e professor César Marinho, existe a viabilidade real da concretização do curso: “A FAI apresenta uma estrutura física e de laboratórios com algumas necessidades de adequações”.
O diretor geral ressalta que o empenho da comissão será imprescindível. “É evidente que a comissão terá um trabalho árduo daqui para frente. Até o momento o que existe é um sonho que só pode se tornar realidade com a dedicação desse grupo. É importante que todos que acreditam nessa busca torçam para que essa comissão seja iluminada em seus trabalhos”, finaliza Cardim.
Subcomissão formada pelos docentes Wendel Cleber Soares, Marisa Cardim, César Marinho, Márcio Cardim, José Pedro Ruete, e pelo diretor do departamento financeiro da FAI, Ricardo Sampaio, posa para a foto junto à diretora da Unidade de Ensino do Departamento de Medicina da Unitau, Valéria Holmo Batista