O coordenador especial de Transporte Complementar, Claudio Ferraz, afirmou nesta segunda-feira (14) que milicianos estão por trás do protesto que ocorre nesta manhã na comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste.

Manifestantes queimaram pneus na principal via da comunidade, a avenida Engenheiro Souza Filho para impedir a entrada dos ônibus na região. Pelo menos 12 viaturas do 18ºBPM (Jacarepaguá) estão no local. Este é o terceiro protesto em quatro dias desde que a prefeitura anunciou o novo sistema de transportes para a zona oeste.

“Grupos criminosos estão insatisfeitos com o processo licitatório e estão insuflando moradores da comunidade para tomar esse tipo de atitude.  Esses criminosos agem lançando boatos sobre o itinerário das linhas por exemplo, lançando informações conflitantes trazer uma insatisfação à população”, disse. Esse grupo está insatisfeito porque historicamente eles extorquiam motoristas, explorando a irregularidade a falta de disciplina do sistema de transportes”, completou.

Ainda segundo Ferraz, motoristas de van que tiveram a licença concedida para circular estão sendo ameaçados de morte por esses milicianos. “Estão ameaçnando os licitados, para que fiquem com medo de circular”, declarou Ferraz.

Com o bloqueio, ônibus e vans autorizadas pela prefeitura não conseguem circular no interior da comunidade. Moradores estão precisando caminhar até cinco quilômetros para chegar ao ponto de ônibus mais próximo.

A Polícia Militar, no entanto, não confirma a informação, disse apenas que o protesto é realizado por motoristas e cobradores do transporte alternativo. O Batalhão de Choque foi acionado e está indo ao local para reforçar o efetivo policial.

Os protestos começaram na última sexta-feira, quando cerca de 4.000 pessoas, segundo a PM, fecharam a via e entraram em confronto com a polícia. No sabado, um novo protesto aconteceu, desta vez não houve confronto.

A proibição da circulação de vans do transporte alternativo faz parte do reordenamento do transporte complementar na zona oeste implementado pela prefeitura neste sábado (12). Segundo a Secretaria Municipal de Transportes estão autorizadas a circular 392 veículos do tipo van, organizados em 18 linhas com funcionamento 24 horas, em dois turnos, bilhetagem eletrônica e validadores que permitem o uso do Bilhete Único.