A Polícia prendeu em flagrante no final da noite de segunda-feira, 21, no bairro Alto da Estação, em Junqueirópolis, o motorista Elton de Souza Silva, 24 anos, morador de Guapiaçu (SP). Ele é acusado de cometer quatro crimes de trânsito, embriaguez ao volante, resistência, desobediência e trafegar com excesso de velocidade.
Silva conduzia o caminhão-baú marca VW, carregado com rolos de papel e provocou transtornos e riscos de acidentes de trânsito em três cidades, Ouro Verde, Dracena e Junqueirópolis e ainda nas rodovias General Euclides Figueiredo (SP563) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).
Silva cometeu irregularidades em todo percurso e não obedeceu às ordens de parada obrigatória da Polícia Militar que o acompanhou com várias viaturas por onde transitou.
Segundo os boletins da Polícia Militar e Civil, as irregularidades de Silva no trânsito começaram em Ouro Verde, quando a PM recebeu informações que o motorista estava em um bar na cidade, com aparência de embriaguez e provavelmente iria dirigir o caminhão.
Apesar de ter sido orientado pela Polícia a não dirigir, devido os riscos de acidentes, momentos depois que a PM deixou o local, novamente foi comunicada que o motorista havia deixado o bar conduzindo o caminhão de forma anormal.
A PM localizou o veículo nas ruas da cidade em alta velocidade, transitando sem obedecer aos sinais de pare das ruas, causando riscos de atropelamentos aos pedestres e população de Ouro Verde. Silva continuou sem atender as ordens da Polícia.
Com as sirenes das viaturas ligadas, a Polícia insistia para que estacionasse o caminhão, mas Silva prosseguiu a trafegar em alta velocidade e seguiu em direção à SP-563, sentido a Tupi Paulista.
Na rotatória de Tupi Paulista, Silva continuou no sentido a Dracena pela SP-294, em alta velocidade, sem obedecer às ordens vindas dos policiais das viaturas que o perseguiram.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência das Polícias Militar e Civil, em Junqueirópolis, Silva fez o contorno no trevo de acesso à cidade e retornou para Dracena, onde ingressou pela avenida José Bonifácio e novamente conduziu o caminhão em alta velocidade, cometendo as infrações de trânsito.
“Além de jogar o caminhão contra outros veículos e a viatura, dirigir na contramão, ainda tentou frear para que a viatura da PM atingisse a traseira do caminhão”, informam a Polícia Militar e Civil.
Depois de cruzar a cidade de Dracena, Silva conduziu o caminhão pela estrada municipal que liga Dracena a Junqueirópolis e no trajeto, insistia em não atender as ordens da PM e ainda aumentou a velocidade do veículo até entrar na cidade, provocando mais uma vez, riscos a motoristas e pedestres.
Diante de riscos maiores, em local seguro, a PM informa que foram necessários disparos de tiros nos pneus do caminhão e mesmo assim, Silva continuou parando o veículo no cruzamento das ruas Recife com a Internacional.
O acusado foi contido e no exame de etilômetro (bafômetro), constatou-se resultado positivo, com 0,84 miligramas de álcool por litro. No tacógrafo foi confirmada diversas vezes velocidade acima de 120 quilômetros por hora.
Diante o flagrante, a Polícia prendeu Silva em flagrante (sem pagamento de fiança). O caminhão foi apreendido e o acusado, transferido para a Cadeia de Presidente Venceslau e depois para o CDP de Caiuá.