Parte das obras de reforma e ampliação do Centro Cultural de Adamantina – Biblioteca “Cônego João Baptista de Aquino” e anfiteatro – ainda estão em andamento, três anos depois de seu início.
Vários problemas atrapalharam a continuidade da reforma, segundo o secretário de Planejamento, Rogério Buchala. O primeiro deles foi com a construtora, que decretou falência e, por isso, as obras tiveram que ser interrompidas até que uma nova empresa fosse relicitada. Houve problemas também com o projeto que apresentou falhas e por isso sofreu readequações.
No pavimento da Biblioteca, a reforma já foi concluída e o funcionamento do local está normalizado desde o primeiro semestre deste ano. Entretanto, no piso superior, onde funciona o anfiteatro, as reformas continuam. O secretário de Planejamento explica que ainda falta concluir a parte elétrica do local, além da colocação do carpete, vidros, ar condicionado e palco. “Nós estamos aguardando também o término das últimas readequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros”, disse o secretário.
Segundo o projeto, no anfiteatro haverá camarins e sanitários masculino e feminino, que também serão adaptados para acessibilidade, além da ampliação da passarela que dá acesso ao anfiteatro, que será coberta e parcialmente fechada, com vidros temperados e onde funcionará como um foyer (recepção).
As obras se iniciaram em julho de 2010 com previsão de término após cinco meses. Entretanto, Rogério Buchala afirma que o problema foi herdado da administração anterior e garante que a reforma está em fase final.