Está marcada para a noite de hoje (16), às 19h, no ginásio municipal de esportes Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes, a abertura oficial da 77ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, maior competição poliesportiva da América Latina. Aproximadamente 15 mil atletas competirão em 25 modalidades oficiais e 11 extras (disputadas em caráter de exibição), de 16 a 26 de outubro. A cidade de Dracena estará nos Jogos em cinco modalidades da 2ª divisão: futsal, malha, handebol, tênis e bocha.
As equipes de futsal e malha participarão das primeiras partidas da delegação de Dracena nesta edição, por isto, viajaram para Mogi das Cruzes já na segunda-feira (14). Durante a abertura oficial nesta noite, três dracenenses farão parte do desfile e entrega das bandeiras, sendo dois da malha e um do futsal. “Vai ser importante ter as duas modalidades na abertura, porque a malha tem histórico de participação nos Jogos Abertos e foi a equipe da cidade que fez a melhor pontuação nos Jogos Regionais; e o futsal também carrega muito da tradição do esporte no município, além de ter sido um dos grandes destaques dos Regionais”, salienta o secretário de Esportes, José Carlos Barbosa, o Zeca.
Entre os atletas que participarão do desfile de abertura está o dracenense Adilson Augusto Andreo, que integra a equipe de malha. “Para mim, é uma honra levar o nome de Dracena e estar entre os que representam o esporte de todo o Estado”, afirma.
Outro jogador que representará a Cidade Milagre é Gabriel Carlos Lopes Ferreira, o Neguinho, que atua como ala e pivô no time de futsal. “Vai ser ótimo, esta é a primeira vez que vou carregar a bandeira dracenense em uma competição deste tamanho e embora tenha nascido em São Paulo, eu e minha família moramos há muitos anos em Dracena, então isto me deixa muito mais motivado para representar nossa cidade”, comemora.
Mais de 200 municípios paulistas estarão em Mogi das Cruzes; participam da competição somente as cidades que tiveram melhor pontuação nos Jogos Regionais sediados em Dracena, este ano, e os primeiros colocados nos Jogos Abertos realizados em Bauru, em 2012.
Para se ter uma ideia da dimensão do evento, as “olimpíadas do interior” têm números próximos aos dos jogos mundiais. Aproximadamente 11 mil atletas de 213 países participaram das Olimpíadas de Londres em 2012. “Claro que os números são importantes, mas a hegemonia de São Paulo no esporte nacional é resultado de nosso empenho em descobrir jovens talentos por meio de políticas públicas que garantem o estímulo à prática, e é essa visão que nos move”, afirma o secretário da Pasta, José Auricchio Júnior.
DRACENA NOS JOGOS – A delegação dracenense terá, aproximadamente, 80 pessoas. A equipe de futsal masculino é quem dará o pontapé inicial representando a Cidade Milagre, em partida hoje (16), às 10h, contra Sorocaba. Amanhã, o futsal tem nova partida, às 11h, contra Presidente Venceslau. Também amanhã, quem estreia é a equipe de malha, que joga às 12h, contra Sorocaba.