A partir desta segunda-feira (14), o Parque dos Pioneiros, conhecido como “Buracão”, deverá ficar interditado por mais de cinco meses. Com as chuvas, a situação de crateras que se formaram em várias partes do parque vem se agravando e já apresenta riscos à população. Por isto, na semana passada, parte do parque havia sido interditada por medidas de segurança. E a partir desta segunda-feira (14) toda a área será lacrada, ficando disponível apenas o calçamento ao redor.
Segundo o secretário de Planejamento, Rogério Buchala, neste primeiro momento, será lacrado o parque todo. “Depois, faremos um cercamento na área da tubulação, que são as áreas de risco.”
De acordo com Buchala, as crateras aumentaram e as tubulações do local estão danificadas há algum tempo, apresentando atualmente sérios problemas. A Prefeitura foi notificada pela Casa Civil e na semana que vem expedirá um decreto de interdição do local.
O próximo passo será apresentar o projeto de reurbanização do local, em Brasília, e buscar recursos financeiros para trocar as tubulações antigas por aduelas de concreto. O valor estimado para a reforma é de pouco mais de R$6 milhões.
A interdição deve durar no mínimo até março do ano que vem, mês que a Prefeitura planeja iniciar as obras. Segundo o secretário, a reforma deve durar de três a seis meses.