Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI)
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) visa estimular a relação do estudante de licenciatura com o exercício da profissão tanto em escolas municipais ou estaduais. Embora não seja obrigatório, muitos bolsistas marcaram presença no CICFAI Universitário (Congresso de Iniciação Científica) da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas). De acordo com o coordenador de gestão, professor Delcio Cardim, o número é de aproximadamente 50 trabalhos.
“Nós tivemos uma grande participação dos alunos do PIBID no Congresso. Temos seis subprojetos dos cursos de licenciatura da FAI. Todos eles tiveram sua participação e enviaram trabalhos”, ressalta Cardim.
Para Jairo Braz Junior, estudante do 8º termo de Psicologia, a participação no congresso agrega valor e faz parte do processo de aprendizagem do aluno. “Nós somos incentivados a participar, uma vez que, faz parte da experiência do professor a realidade de falar em público, de interagir e receber até mesmo o feedbackda própria banca”.
Braz ainda ressalta que a partir do contato com a escola, seus métodos pedagógicos, sua dinâmica escolar e toda essa interação, “há um auxílio no aprendizado, de novas maneiras de se relacionar com a escola, com os alunos, oferecendo assim maior qualidade de ensino”.
Como incentivo aos alunos, o PIBID arca com as despesas de translado e hospedagem em viagens para apresentação de trabalhos em congressos científicos. Um grupo de alunos seguirá para a Universidade do Vale do Paraíba, na cidade de São José dos Campos (SP) a fim de representar a FAI, no dia 25.
“Em dezembro, será organizada uma viagem para a cidade de Uberaba, em Minas Gerais, para o encontro nacional do PIBID, denominado ENALIC’ 13, onde temos vários trabalhos aceitos para apresentação”, afirma o coordenador.