Praças esportivas sem projeto de engenharia e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, com saídas de emergência irregulares e problemas de segurança diversas. As falhas grotescas não são recentes. Algumas delas identificadas desde 2007 e sem nenhum tipo de ação por parte das administrações municipais anteriores.

Essa situação caótica, aliada a uma série de incidentes de repercussão nacional, motivou maior rigor dos órgãos de fiscalização e atuação enérgica do Ministério Público e Poder Judiciário. Como resultado, houve determinação para a interdição de diversas praças esportivas, entre as quais o Estádio Municipal “Antônio Goulart Marmo” de Adamantina.
Mas esta situação está prestes a mudar. Na última semana, a Prefeitura de Adamantina assumiu compromisso com o Ministério Público para proceder as adequações necessárias nos locais onde foram apontadas irregularidades.

O chefe de gabinete Alfredo Peixoto Martins assegura que as adequações necessárias serão executadas ao longo dos próximos meses, sempre respeitando as limitações orçamentárias. “Já realizamos, com apoio singular dos secretários de Obras, AntonioTiveron, e de Esportes, Marlene Ribeiro Esteves, uma série de adequações apontadas pela Polícia Militar em alguns locais”, certifica. “Estamos providenciando as documentações e o levantamento das adequações necessárias para regularizarmos as exigências essenciais e, posteriormente, aquelas consideradas complementares”.

Além de promover reuniões com representantes do Ministério Público, a administração municipal manterá contato permanente com representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para que as medidas adotadas atendam todos os requisitos necessários. “As obras de fácil solução e baixo custo serão executadas com maior agilidade. As mais custosas serão executadas em um segundo momento, em razão de limitações financeiras”.