As negociações para renovação do contrato de concessão dos serviços de saneamento básico entre o município de Brasilândia (MS) e a Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) avançaram. No dia 21 de outubro, o Executivo, Legislativo e representantes da Sanesul, debateram o assunto na sala de reuniões da Câmara Municipal.
Na reunião, o prefeito Jorge Diogo e os nove vereadores, conseguiram um compromisso da Sanesul para que faça as ligações de água nos loteamentos José Alves de Freitas “José Arara” e Juvenal Serafim Uchoa o mais breve possível. Essa foi uma das condições apresentadas pelo Executivo e o Legislativo para que as negociações avançassem no sentido de uma renovação do contrato com a Sanesul.
Isso porque, a Sanesul não abre mão do valor da tarifa, por ser um valor único para todo o Estado, do percentual de 50% sobre o valor da água para o tratamento do esgoto e também do prazo do contrato de 30 anos.
“Há a intenção do município em firmar essa parceria com a Sanesul”,disse o prefeito Jorge Diogo aos representantes da empresa de saneamento.
O secretário municipal de Administração, Waldemar Firmino, confirmou a “ansiedade por água nos novos loteamentos”, dizendo que este era um ponto fundamental para o avanço das negociações.
Além da ligação de água nos novos bairros, a Sanesul também apresentou um plano de investimento que deverá ser executado durante o período de concessão, ou seja, 30 anos. O diretor comercial de operações e coordenador de renovações, Edgar Afonso Bento, disse que o plano de investimento, no valor de R$ 11,7 milhões, deverá ser reavaliado e possivelmente atualizado. Além disso, se renovada a concessão, o plano deve ser revisto a cada quatro anos.
Ao final da reunião, foi firmado o compromisso de que a Sanesul inicie as ligações de água nos bairros José Arara e Juvenal Uchoa, para que a Prefeitura e Câmara prossigam com o processo de concessão, que deverá ter uma audiência pública antes que o Executivo envie o projeto de lei ao Legislativo para votação.