Após aderir ao programa São Paulo Solidário, através da assinatura do Protocolo de Cooperação do Compromisso Paulista no dia 27 de agosto em Dracena, a cidade de Flora Rica iniciou a primeira etapa do programa, por meio das visitas domiciliares, a fim de identificar as principais necessidades das famílias beneficiárias.
Esta semana, a equipe do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), sob a coordenação da técnica do programa no município, psicóloga Daiane Miranda junto à assistente social Carla Santello, realizaram várias visitas às casas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Após avaliação do mestre de obras, foram registradas por meio de fotografias e relatórios, as principais dificuldades e problemas de infraestrutura da casa, visando sanar as necessidades detectadas através dos planos de ações desenvolvidos durante o programa.
Segundo Daiane, “cada família terá um plano de trabalho específico, de acordo com sua necessidade. Os benefícios serão conquistados através do próprio trabalho destas famílias, que participarão dos cursos profissionalizantes, incluídos nestes planos de ações, para enfim, desempenharem as habilidades necessárias, seja para geração de renda, como também para reformarem sua própria casa”, destacou.
De acordo com as necessidades de cada família será indicado um curso, promovido gratuitamente no município, por meio do programa. Famílias que necessitam de novas mobílias, eletrodomésticos entre outros utensílios básicos, poderão participar dos cursos de economia doméstica e geração de renda, para suprirem suas necessidades através da renda extra, adquirida com a nova habilidade. Já famílias com problemas relacionados à habitação, participarão de cursos de alvenaria, a fim de reformarem seus imóveis, por meio de mutirões. Os recursos necessários para realização dos cursos e possíveis reformas serão disponibilizados pelo próprio programa e apoio da Prefeitura Municipal.