O Programa Estadual de Qualificação (PEQ), gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com o Centro Paula Souza, concluiu neste mês sua primeira etapa de cursos firmada para o ano de 2013. Algumas das cidades atendidas foram Adamantina, Andradina, Araçatuba, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Tupã, entre outras.
Ao todo, de acordo com a Coordenadoria de Políticas de Emprego e Renda (CPER), foram oferecidas 2.460 vagas, em 15 regiões administrativas do Estado, para 84 cursos de qualificação em diversas profissões, entre elas garçom, jardineiro, operador de caixa, auxiliar de departamento pessoal, cuidador de idosos e horticultura orgânica. A demanda atende os setores de Indústria, Construção Civil, Comércio e Prestação de Serviços. A carga horária de cada curso varia entre 60, 80 e 100 horas.
Para o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais, o programa é uma oportunidade ímpar para o cidadão. “A qualificação profissional está entre as prioridades do governo do Estado, e é essencial para que o trabalhador esteja preparado para as exigências do mercado”, disse. “A Secretaria do Emprego objetiva ampliar o alcance do PEQ para que todas as cidades paulistas sejam beneficiadas”, acrescentou.