Faltam menos de duas semanas para o Dia de Finados e o movimento nos cemitérios da região já é maior, tanto de familiares que fazem a limpeza dos túmulos, como de pedreiros, pintores e marmorarias que realizam as reformas. Em Lucélia e Adamantina, as reformas dos túmulos deverão ser finalizadas até esta sexta-feira (25). Já em Flórida Paulista, o prazo máximo é a próxima terça-feira (29).
O funcionário do Cemitério de Lucélia, João Roberto Soriano, conta que passado o prazo das reformas, o serviço de limpeza dobra para os funcionários. “Eles acabam de trabalhar e deixam toda sujeira nos corredores e, às vezes, sujam até o túmulo vizinho e sobra pra gente limpar, são os dias que nós mais trabalhamos”, conta. Em Lucélia, parte do muramento do local está sendo refeito.
Já em Flórida, o movimento de reformas no cemitério diminuiu este ano, conta Edson Panssione, responsável pelo cemitério local. “Esse ano, comparado aos anos anteriores teve pouquíssimas reformas”, disse ele.
Em Adamantina os funcionários realizam a limpeza há semanas. Segundo o responsável, Alberto Aparecido Brambila, já foram feitas podas das árvores, pinturas do chão e guia de sarjeta, e limpeza geral do local.
MOMENTOS DE FÉ No dia 2, haverá missa em Lucélia às 8h30, presidida pelo padre Orandi. Em Flórida Paulista, a missa será às 7h30 no cemitério e 9h30 na igreja, presidida pelo pároco local, Manoel Cirino. Em Adamantina, a missa será às 8h, com bispo Dom Paulo Beloto, de Formosa, no cemitério de Adamantina.