A secretaria municipal de Saúde de Brasilândia (MS) realizou, no dia 27 de setembro, na câmara municipal, a audiência pública do segundo quadrimestre de 2013, período referente a 1º de maio a 31 de agosto. A audiência é uma exigência legal e contou com a participação do prefeito Jorge Diogo e do secretário municipal de Saúde, Oziel Soares.
A audiência apresentou os investimentos em Saúde no segundo quadrimestre, com destaque para o Fundo Municipal de Saúde, que recebeu R$ 2.203.066,31 e a Atenção Básica, com R$ 540.865,79. Outro dado destacado pela audiência foram as consultas e exames especializados realizados nas unidades de referência (Três Lagoas, Campo Grande e Paranaíba). Entre esses atendimentos estão as sessões de hemodiálise, realizadas em Três Lagoas (MS) e Dracena, três vezes por semana.
No segundo quadrimestre deste ano, foram registradas 1.115 consultas especializadas, 208 exames especializados e 236 viagens. Também foram realizadas dez internações psiquiátricas e de dependentes químicos, em Paranaíba. Foram registradas 75 viagens para atendimentos fora das unidades de referência.
Em apenas quatro meses, foram registrados 40.437 atendimentos médicos em clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, neurologia e cardiologia. Também são contabilizados atendimentos de odontologia, psicologia, assistência social, fonoaudiologia, nutricionista, fisioterapia, enfermagem, técnicos de enfermagem e educador físico.
No acumulado dos procedimentos de maior índice de realização, no segundo quadrimestre, estão as consultas médicas (clínica, cardiologia, neurologia e pré-natal) com 9.110 atendimentos; exames laboratoriais 7.807 e atendimentos odontológicos 5.648. Também foram apresentados os números das atividades do Núcleo Sanitário e de Vetores, que inspecionou 9.109 imóveis no quadrimestre.
A audiência pública é uma prestação de contas do gestor da saúde à população brasilandense, ao Conselho Municipal de Saúde e ao Poder Legislativo.