Segunda-feira (21), numa sessão recheada por diversas homenagens, concessão de título de cidadania e aprovação de três projetos de lei, os vereadores referendaram oito indicações e igual número de requerimentos. Numa evidência de que as vias públicas estão longe de ser consideradas uma Brastemp, foram apresentadas diversas matérias sugerindo recapeamento.
Será que pega?
Dentre os projetos aprovados, o dos edis verdes Divanir Ledo e Shoiti Kanezawa, subscritos por Juliano Bertolini (PSC) e Rodrigo Parra (PSB), obrigando as agências bancárias a implantar divisórias de atendimento nos caixas das agências bancárias. Como perguntar não ofende, o legislativo tem cobrado a aplicação da lei de no máximo 15 minutos de espera, junto aos caixas? A matéria foi aprovada, há muitos anos…
Invasor novo
Lado fraco da corda, os pedestres sempre reclamaram da presença indevida de ciclistas, nas calçadas desta trepidante comunidade. De uns tempos para cá, condutores de motocicletas também ingressam no passeio público, para descarregar suas mercadorias. Ao serem advertidos, alguns respondem de forma agressiva. Resta esperar que as autoridades do trânsito se mobilizem e punam os infratores.
É bom prevenir
José Carlos Figueiredo, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPmet) da Unesp, adverte o setor da defesa civil dos municípios: as tempestades devem caracterizar a primavera. Inclusive ressalta que os primeiros quinze dias da chamada estação das flores mostraram períodos de estiagem e de temperaturas baixas. A seca aquece bastante o continente e o choque com frente fria favorece a formação de tempestades, explica.
País do futebol
O atual ano letivo não acabou, mas alguns estados já estão preocupados com o calendário escolar de 2014. Tudo por causa do maior evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo. Para não comprometer o ano letivo, a rede pública estadual paulista mudou o calendário. As aulas que deveriam começar em 1º de fevereiro, foram antecipadas para 27 de janeiro. As férias do meio do ano também vão ser tiradas mais cedo, já em 12 de junho, exatamente no dia da abertura dos jogos. Os alunos ainda gozarão uma semana de folga, em outubro.
Número recorde
O concurso para professor do estado bateu a marca de 322,7 mil inscrições. Comparado ao de 2010, quando foram registradas 260 mil inscrições, o crescimento é 24,1%. Considerado o maior da história, tem inscrições de candidatos de vários outros estados. A maioria dos inscritos de fora vem do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. As provas estão previstas para 17 de novembro.
Visita oportuna
A Rede Gonzaga de Ensino Superior (Reges) traz, dia 1º de novembro, o jurista e professor Luiz Flávio Gomes que fará palestra no salão nobre da instituição. Semanalmente, o fundador da rede LFG participa da bancada do “Jornal da Cultura”. Anteontem, ele teceu interessantes considerações sobre o atual momento brasileiro, destacando a impunidade que beneficia muitos criminosos, no país.
Para ser imitado
Marcos Assunção, meio-campista do Santos, avisou que não quer receber salário enquanto persistir uma contusão crônica. Por uma questão de coerência, o atacante Luís Fabiano, hóspede frequente da enfermaria do São Paulo, deveria adotar o mesmo procedimento.