Neste mês, as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Tupi Paulista têm realizado uma série de atividades formativas, preventivas e mobilizadoras, atentando para o esclarecimento de dúvidas, melhorias no atendimento e serviço, entre outros benefícios para a Saúde do município.
Na tarde da última quinta-feira (10), no ESF I, foi realizado um encontro de Educação Continuada com toda a equipe da unidade, sob o comando do dr. Daniel Bazan Corral. Durante a atividade, o médico esclareceu dúvidas sobre o atendimento primário para pacientes em parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, desmaio e engasgamento, orientando os participantes quanto aos procedimentos que devem ser realizados nestas situações.
Já o ESF II tem buscado intensificar os esforços da campanha Outubro Rosa, que busca a detecção precoce do câncer de mama, quinta maior causa de mortalidade do mundo. Várias atividades tem sido desenvolvidas, como palestras todas as terças-feiras com os grupos de Hiperdia, para falar sobre a importância da mamografia e a busca ativa das mulheres com mamografia em atraso.
O câncer de mama também é o tema central na ESF III, que, na última semana, realizou uma palestra com a ginecologista Luci Carla Pereira. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a doutora Carla, a proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 – ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença.
E na ESF IV tem sido feito, mensalmente, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos recém nascidos, através da “puericultura”. A prática tem como objetivo estimular o aleitamento materno, orientar a introdução da alimentação complementar e acompanhar a cobertura vacinal, promovendo a saúde e também identificando situações de risco para a criança.
Em Tupi Paulista, a puericultura é dividida em dois grupos – Meu Bebê e Meu Xodó. Em ambos é realizada uma avaliação do estado nutricional de bebês através do peso e estatura, atendimento médico, orientações às mães quanto à saúde de seu filho e, agora, também o apoio das profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Eliara Faustina de Souza, nutricionista e Larissa Vendramini Nucci, terapeuta ocupacional. Ambas ficam à disposição das mães, para tirar dúvidas sobre alimentação e desenvolvimento das crianças.