As fortes chuvas da noite desta quinta-feira (3) prejudicaram vários imóveis residenciais de Adamantina. Mas o foco da destruição ocorreu no bairro da zona rural – o Lagoa Seca, onde a maioria das casas foram destelhadas e inundadas. Vários pontos da zona urbana também ficaram alagados.
Um dos moradores do bairro que teve a casa prejudicada, Antonio Carlos Nunes, relatou que sua esposa teve que ficar embaixo da mesa com seu filho de 1 ano esperando o temporal passar. “Gotejava água por toda parte da casa. Embaixo da mesa foi o único lugar coberto para minha esposa ficar com meu filho”, contou. A televisão da família foi queimada e a casa ficou inundada.
A cobertura do centro comunitário do bairro, construído há pouco tempo, foi inteiramente destruída. “O primeiro passo é socorrer as pessoas com mais necessidade”, disse o presidente da associação de bairro, Valter Nunes Dias.
A Prefeitura de Adamantina por meio das Secretarias de Obras e a de Assistência Social mandou representantes até o local para prestar apoio às famílias, promovendo a doação de cobertores e colchões para a população.
No bairro Jardim Brasil foi necessário ser acionado o Corpo de Bombeiros para auxiliar na remoção da grande quantidade de água que invadiu residências e danificou móveis.
Na vicinal Moysés Justino da Silva, que liga Adamantina ao município de Lucélia, uma árvore caiu no meio da via, e impediu o trânsito no local.
Segundo dados da estação meteorológica da APTA – Polo Regional da Alta Paulista, de Adamantina, na quinta-feira (3), a forte chuva que começou por volta das 23h30 acumulou a quantidade aproximada de 6,6 mm, já durante a madrugada de ontem (4), o acúmulo de água foi de 55,1mm.
ALERTA – Em virtude das chuvas torrenciais dos últimos dias, a Prefeitura de Adamantina alerta para os riscos da utilização do Parque dos Pioneiros.
Uma análise técnica do solo será novamente feita no início da próxima semana e para evitar riscos, a Prefeitura solicita que a população evite utilizar o local durante o fim de semana.