Pela primeira vez, a Rede de Combate ao Câncer de Adamantina aderiu ao movimento de âmbito mundial, Novembro Azul. À exemplo do Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar e prevenir as mulheres sobre o câncer de mama, a Novembro Azul, pretende fazer o mesmo com os homens, com relação ao câncer de próstata.
O movimento Novembro Azul surgiu no ano passado, a partir da Campanha “Um drible, Um toque”, do Instituto Lado a Lado pela Vida. Composta de ações que disseminam informações sobre o câncer de próstata e conscientizam homens, mulheres e jovens, a campanha tem por objetivo incentivar os cuidados com saúde e a importância dos exames urológicos.
A campanha é promovida em Adamantina, pelo urologista que atende voluntariamente na Rede, o dr.Alex Nunes. “É importante que os homens se previnam do câncer de próstata e façam o exame de toque”, frisa a enfermeiraresponsável, Camila de Souza.
A programação do Novembro Azul começou ontem, 7, com uma palestra na sede da Associação Comercial, às 20h, com o tema Prevenção de Câncer de Próstata. No dia 23 haverá um passeio ciclístico e motociclístico com saída às 8h30 do Pátio da Feira. Neste mesmo dia, no período da noite, a partir das 22h, o Rotary Clube promove o Baile Azul para casais na sede do clube. Os convites estão à venda na Rede de Combate ao Câncer, Clinica Total Vida e com os rotarianos. Parte do lucro será revertida para a Rede. Para encerrar a programação do mês Novembro Azul, uma passeata com toda a população, no dia 30, às 8h30 com saída no Pátio da Feira.
As camisetas da campanha podem ser encontradas nas lojas Katia Confecções e MM Brindes a R$15. Deste valor, será revertido R$2 de cada camiseta vendida, para a Rede de Combate ao Câncer.
A REDE – Atualmente, a Rede de Combate ao Câncer atende a pacientes de toda região que tenham diagnóstico de câncer. Com dezenas de voluntários, a Rede tem como objetivo atuar na prevenção do câncer de colo de útero, câncer de mama e próstata, incluindo o encaminhamento para centros de referencias e apoio ao paciente portador de câncer. A entidade conta com ginecologista, urologista, dentista, nutricionista, fisioterapeuta, além de um forte apoio da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas).