O Departamento Municipal de Educação de Ouro Verde iniciou na última quarta-feira, 6, na Emef Professora Júlia Roseira Jerônimo, a 5ª edição da Jornada da Educação, com abertura da Multijúlia, evento realizado todos os anos pela escola e que se encontra na 14ª edição.
A Multijúlia é o resultado de um projeto desenvolvido durante todo o ano na Emef e apresentado no fim do ano. Em 2013, o tema é “Era uma vez outra vez” e os conteúdos sempre são voltados ao incentivo da leitura com projetos visando a formação integral do aluno.
As comemorações tiveram início ontem, 6, às 8h, com a abertura da Banda Marcial Miriam e terão continuidade hoje, 7, no período matutino das 8h às 11h, vespertino das 13h às 17h, e no período noturno das 19h às 22h. Várias apresentações artísticas têm sido realizadas, envolvendo cerca 200 crianças do 1º ao 5º ano (primeiro ciclo do ensino fundamental) com danças, poesias e dramatizações.
O principal objetivo do projeto é desenvolver na criança a responsabilidade de ser cidadão, cuidar de si mesmo e melhorar o ambiente em que vive. “O projeto muda o olhar da criança, faz com que ela pesquise, seja crítica e vá além dos seus objetivos, ensinando-a desde cedo a participar da sociedade”, afirma a diretora da escola, Sandra Maria Galvão Carrafa.
Nestes dias, os alunos apresentam um balanço dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano, abordando diversos assuntos. Entre os temas dos trabalhos desenvolvidos estão respeito com os animais, qualidade de vida, integração com a terceira idade, higiene e reciclagem.
Além disso, durante esse tempo, as crianças assistem a palestras, interagem em aulas educativas e fazem brinquedos recicláveis todos voltados ao incentivo e a prática da leitura.
Todos os anos, o Cestupi (Centro de Ensino Superior de Tupi Paulista) e a Unifadra marcam presença na 5ª Jornada da Educação, para acompanhar o conteúdo realizado. Eles acompanham o balanço das atividades para entender como aplicar projeto e conteúdo para o aluno ao mesmo tempo. Escolas de outras cidades como Dracena, Paulicéia e Nova Guataporanga foram convidadas a prestigiar o evento.
Na sexta-feira, 8, a programação da jornada continua, na Creche Municipal Carrosel , com exposição de trabalhos das 8h às 11h, das 13h às 17h e às 19h.
E na próxima terça, 12, o Centro de Educação Especial e Reabilitação Professora Maria Vanha Roga Primo apresentará os seus trabalhos, das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Centro Comunitário. As apresentações terminam na quarta-feira, 13, com a Emef Profº Nelson de Paula, que fará o lançamento do livro “Pequenos escritores, grandes leitores XII”, no Centro Comunitário, a partir das 19h30.
Geralmente, a Jornada chama a atenção do público pela riqueza do conteúdo demonstrado, produzido com dedicação pelos estudantes com auxílio dos professores.