A Secretaria de Saúde de Flórida Paulista promoveu na última quinta e sexta-feira, 8, a campanha de entrega de mudas da planta Crotalária, para as crianças das escolas Emei Criança Feliz e Octaviano José Correia. A planta é considerada predadora do combate à dengue e é produzida no viveiro de mudas municipal.
A ação teve parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Vigilância Sanitária. Ao todo serão distribuídas 5 mil mudas da planta pelas agentes comunitárias de saúde.
A campanha termina nesta terça-feira,12, com a entrega das mudas na escola Mariana Militão Rondon . Na segunda, 11, a distribuição da Crotalária será aos alunos da Escola Pércio Gomes Gonzales.
CROTALÁRIA – Em estudos recentes, foi descoberta a eficiência da planta, que por meio de sua floração colorida tem o poder de atrair libélulas, predadoras naturais do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins e vasos, a planta atrai a libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos nascem e viram larvas, que se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, o que auxilia no combate do mosquito.