A Câmara Municipal de Lucélia aprovou, em sessão extraordinária realizada na manhã de ontem, 14, a lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio de cooperação com o Estado de São Paulo – através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos – e a assinar o contrato de programa com a Sabesp para prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário por mais 30 anos. O projeto recebeu votos favoráveis dos 11 vereadores da Casa de Leis. 

O superintendente regional da Sabesp, Antero Moreira França Junior, destaca o empenho dos atuais prefeito e vereadores em solucionar a questão, uma vez que o contrato anterior está vencido há sete anos. “Apesar do contrato vencido, a Sabesp manteve a prestação dos serviços no município. É uma questão de compromisso com a população”, afirma.
Na unidade regional, que abrange 62 municípios, 49 novos contratos foram firmados; três leis autorizativas estão aprovadas nas respectivas câmaras; quatro cidades estão em fase de negociação e outras seis têm contratos que irão vencer a partir de 2017.
SABESP EM LUCÉLIA – Quando a Sabesp assumiu os serviços de água e de esgoto na cidade, em dezembro de 1976, a população era de aproximadamente 12 mil habitantes, dos quais apenas 68% contavam com água tratada, 20% com esgoto coletado e não havia tratamento de esgoto. Hoje a realidade é outra: o município cresceu e a Sabesp acompanhou o ritmo, disponibilizando água tratada, esgoto coletado e tratado para os atuais 21 mil habitantes. Nesse período, foram investidos R$ 25,7 milhões nos serviços de saneamento básico da cidade.
Com a assinatura do novo contrato, a Sabesp prevê a aplicação de R$ 7,1 milhões, que irão garantir os índices de atendimento já atingidos e a qualidade dos serviços nos próximos 30 anos.
Atualmente, está em andamento a instalação de um reservatório metálico com 750 m³ de capacidade, aumentando em 65% a capacidade de reservação de água tratada em Lucélia. A previsão é que a obra seja finalizada até o início de 2014.