O professor aposentado, Valdir Andrêo, ex-editor de esportes e criador da Coluna 1 do Jornal Regional – desde a sua fundação, completou ontem, 23, 50 anos de jornalismo. Ele iniciou sua carreira em 23 de novembro de 1963, como repórter esportivo e setorista policial do Correio da Noroeste, de Bauru. Naquela cidade ainda exerceu as funções de redator esportivo, repórter de campo e comentarista da rádio Jovem Auriverde. Também comandou o departamento de esportes do Diário de Bauru.
Formado em Letras Neolatinas pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru onde também fez pós-graduação, interrompeu a carreira jornalística para se dedicar ao magistério na EE de Tupi Paulista (Cene), em 1965, sendo convidado a trabalhar na 2ª Unidade de Dracena (atual EE 9 de Julho), em março de 1969. Nesse intervalo de tempo, colaborou com os jornais O Imparcial de Tupi Paulista; Folha da Alta Paulista e Diário de Dracena. Foi o primeiro chefe da equipe de esportes da rádio Nova Dracena, por ocasião de sua fundação.
Em 1984, entrou para o então O Regional e, posteriormente, acompanhou todas as fases de modernização do Jornal Regional. Nos anos de 1986 e 1987, trabalhou como “free lancer” da Folha de S. Paulo.
No magistério, lecionou Português, Francês e Latim, no Cene de Tupi; Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Latim na EE Eng.º Isac Pereira Garcez e Espanhol no curso de Administração do Cesd (atual Rede Gonzaga de Ensino Superior – Reges). Foi ainda diretor da Escola Agrícola “Professora Carmelina Barbosa” e da escola estadual do bairro rural Duas Barras (Junqueirópolis).
Atualmente, Andrêo reside em Bauru e continua sendo um dos colaboradores do Jornal Regional, com a publicação de quatro vezes na semana da Coluna 1, na página 2, uma das colunas mais lidas e comentadas do Jornal.
Para festejar a data, como ele anunciou na última semana, curte férias na Bahia, retornando à coluna até o final deste mês.