O Comdebra (Conselho Municipal de Desenvolvimento de Brasilândia) realizou, no dia 22 de novembro, na Câmara Municipal, a primeira reunião para aprovação do regimento interno. O Comdebra será o responsável pelo Polo Industrial, que será lançado no dia 2 de dezembro.
Segundo o prefeito Jorge Diogo, o Polo Industrial está em um local estratégico, na BR-158, e esse conselho vai definir os critérios e regras que vão disciplinar a vinda dessas indústrias. “Durante anos, muitas empresas vieram e não cumpriram os compromissos. Por isso, o trabalho do conselho não termina na aprovação das indústrias, tem também a fiscalização”, disse o prefeito.
Jorge Diogo citou a reintegração da EPI Tubos, como exemplo das indústrias que vieram e não cumpriram os compromissos. A área doada voltou para o município e foi inserida no Polo Industrial, sendo transformada em quatro lotes.
O secretário municipal de Desenvolvimento, Econômico, Indústria, Comércio, Agronegócios, Turismo e Meio Ambiente, João Luiz Almeida Rosa, que também é o presidente do Comdebra, falou da grande responsabilidade que os conselheiros assumiram. “É um novo tempo de desenvolvimento, de crescimento. Este é um governo democrático, que está repartindo as tomadas de decisões”.
Em seguida, o presidente do Comdebra leu todo o regimento interno para análise dos conselheiros. Ao final, o texto foi aprovado com algumas correções.
COMDEBRA – O Comdebra foi instituído pela lei nº 2506, de 23 de outubro de 2013, com objetivo de formular e executar políticas de desenvolvimento econômico. O órgão colegiado tem caráter consultivo e deliberativo. O Comdebra será formado por um representante titular e um suplente do Legislativo Municipal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, da Secretaria Municipal de Administração, da Associação Comercial, de um órgão financiador (Banco do Brasil), das cooperativas do município, das associações de produtores rurais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato Rural e da Secretaria Municipal de Obras.