A Prefeitura de Adamantina tem intensificado os trabalhos de busca-ativa de escorpiões em diversos setores do município. O Departamento de Controle de Vetores, que dispõe de equipe qualificada para o trabalho de combate ao artrópode, desencadeou na última semana uma série de vistorias em residências, bueiros e terrenos baldios para a captura do escorpião-amarelo, o T. serrulatus, comum em áreas urbanas e venenoso.
A infestação de escorpiões, segundo o responsável pelo setor, Luis Carlos Putinatti, atinge todos os bairros de Adamantina e apenas a aplicação de veneno não é suficiente para eliminar o problema. “É preciso realizar o controle mecânico, que consiste na ação dos agentes vistoriando os locais, revirando os possíveis focos e capturando os animais”, ressalta.
Putinatti destaca que além das vistorias, os agentes têm reforçado os trabalhos de orientação sobre cuidados aos moradores. “Os agentes fazem visitas regulares e como há reclamações da presença de escorpiões os moradores são orientados sobre como prevenir e evitar locais propícios para a procriação”, complementa.
No entanto, o responsável pelo setor alerta para um grave problema: a não notificação do aparecimento de escorpiões. “Temos que saber os locais que os escorpiões estão sendo registrados para que a gente possa encaminhar a equipe. Por isso pedimos a colaboração da população para entrar em contato conosco pelo (18) 3522-5120”, destaca.
No caso de detecção de escorpiões, Putinatti pede cuidado. Segundo ele o animal não voa ou pula, mas a captura exige muita atenção e só deve ser realizada com total segurança. “Nossa recomendação é entrar em contato ou matar o animal, também com segurança”.
No caso de picada, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro para tratamento, que consiste em bloqueio anestésico local e aplicação de soro antiescorpiônico.
ESCONDERIJO – De acordo com estudos científicos acerca da presença dos escorpiões, a presença do artrópode é sinal de que há necessidade de limpeza em algum terreno ou área próxima. O animal tem hábitos noturnos e tem como alimento preferido baratas e insetos. Locais úmidos e escuros são ambientes propícios para esconderijo dos escorpiões.
Cuidados com a casa e o quintal podem afastar estes animais. “A limpeza é de grande relevância no caso do escorpião, leishmaniose, dengue e outras doenças. Mas não adianta limpar o quintal e jogar no terreno ao lado. Tem de dar a destinação correta”, alerta Putinatti.
As medidas preventivas se concentram na limpeza do ambiente, eliminação dos locais onde esses animais vivem, manter terrenos e quintais limpos, evitar acúmulo de material dentro de casa, controlar o número de insetos e acabar com focos de umidade.
Quando migram para o interior das casas os esconderijos são sapatos, casacos e roupas de cama. “Temos que ter cuidado com sapatos e tecidos que fiquem próximos ao chão ou em ambientes escuros e úmidos”.