Dezenove grandes empresas demonstraram interesse em participar da 12ª rodada de licitação da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para a contratação de quem fará a exploração de petróleo em vários blocos da Bacia do Paraná. Um dos blocos está localizado em uma área rural de Junqueirópolis.
Essa propriedade faz parte do bloco 199 da Bacia. A continuidade de exploração na região, aquisição de novos dados e perfuração de poços pode indicar a ocorrência de gás ou petróleo.
A informação aumenta a expectativa de crescimento da região para os próximos anos. A rodada de licitação acontece na próxima quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro, quando então será conhecida a empresa vencedora. Entre as 19 interessadas estão duas empresas francesas, uma canadense e as demais são do Brasil; uma delas a Petrobras.
A licitação da ANP ocorre após análise prévia das áreas onde são usados dados sísmicos que geram uma imagem do subsolo, semelhante a uma ultrassonografia. Essas imagens possibilitam descobrir acumulações de petróleo em um local.
Na Bacia do Paraná, as áreas em estudos estão entre 1.000 a 4.000 metros abaixo da superfície e estudos preliminares já indicaram a possibilidade de acumulação de hidrocarboneto, o petróleo.