Três nadadores dracenenses competem, hoje, 26, pelo estado de São Paulo, nas Paralimpíadas Escolares 2013, na capital paulista. Ana Paula da Silva Paulino, Rogério Francisco de Souza e Gabriel Rodrigues Cardozo foram convocados após garantirem suas vagas nas etapas regional e estadual das seletivas, promovidas este ano, pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Ana Paula da Silva Paulino competirá em três provas: 100 metros nado livre, 100 metros nado costas e 200 metros nado livre. Ela tem 16 anos e competirá na categoria B (16 a 14 anos), modalidade S 14 (DI – Deficiência Intelectual). Rogério Francisco de Souza estará nas provas 50 metros nado livre, 100 metros nado livre e 50 metros nado costas. Aos 13 anos, competirá na categoria A (12 a 15 anos), modalidade S14 (DI – Deficiência Intelectual). Em seguida, vem Gabriel Rodrigues Cardozo, que participará da competição nos 50 metros nado livre, 50 metros nado peito e 50 metros nado costas. Ele estará na categoria A, pois tem 14 anos, modalidade S 13 (Deficiência Visual).
Os três nadadores fazem parte do Projeto Clube Escolar São Paulo Paradesportivo, desenvolvido pela Adef (Associação do Deficiente Físico de Dracena) junto à Academia Estilo Livre, em convênio com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Comitê Paralímpico Brasileiro. São parceiras do projeto as escolas estaduais de Dracena e as prefeituras municipais de Junqueirópolis, Irapuru e Tupi Paulista. A Adef tem Solange Pinho Dellovo como presidente, e o técnico e coordenador do Projeto Clube Escolar São Paulo Paradesportivo é Julio César Monteiro.
PARALIMPÍADAS ESCOLARES – A competição ocorre entre os dias 26 e 29 de novembro, na capital paulista. Serão 1300 competidores, de 26 estados e o Distrito Federal, em 10 modalidades. O estado de São Paulo será representado por 209 participantes, sendo 143 atletas e 66 integrantes da equipe técnica. A delegação da região de Presidente Prudente contará com cinco integrantes dos municípios de Presidente Prudente e Dracena.
Este é o maior evento do gênero da América Latina; ele é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Eles disputarão nas modalidades: tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, atletismo, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha, natação e tênis de mesa.