Começou no dia 18 de novembro e vai até meados de dezembro, o Arrastão de Limpeza contra a Dengue, organizado pela Emvicen (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias), de Tupi Paulista.
No arrastão, a cidade é dividida em três setores e os agentes de controle de vetores adentram às casas e quintais. Além da fiscalização, recolhem todo tipo de material que não tem mais utilidade e que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito da dengue.
Até agora, no primeiro setor, foram encontrados e eliminados 25 focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. De acordo com o chefe de supervisão da Emvicen, Jairo Silva, “a maioria dos focos estão dentro das residências, principalmente em vasos de flores”.
O município contabiliza, neste ano, 80 casos confirmados de dengue. De acordo com o secretário de Saúde, Maurinho Zerbetto, o governo federal vai disponibilizar ainda este ano recursos de aproximadamente R$ 13 mil reais para o desenvolvimento de ações no combate à dengue.
Apesar dos recursos do governo federal, o secretário de Saúde faz um apelo à população para que ela contribua no combate à dengue, pois “somente com a participação efetiva de cada morador é que a cidade ficará livre da doença”.