O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) realizou na manhã da última quinta-feira, 14, o I Campeonato PIBID de atletismo, por meio do subprojeto de Educação Física.
A atividade marca o encerramento da edição 2012/2013 do projeto desenvolvido nas escolas municipais Eurico Leite de Moraes, Navarro de Andrade e Teruyo Kikuta, cuja coordenação de área foi de responsabilidade do professor Marcelo Grespi Corradi.
Realizada na pista de atletismo da Associação Cultural Recreativa Esportiva de Adamantina (ACREA), a competição foi marcada por muita descontração e respeito entre os participantes.
Com 113 pontos, a escola Teruyo Kikuta conquistou o troféu de 1º lugar na competição. Em seguida, com pontuação 104, foi classificada a escola Navarro de Andrade; e com 57 pontos, a EMEF Eurico Leite de Morais obteve a 3ª colocação.
“De maneira geral nós achamos que o campeonato foi muito positivo. Por ser a primeira edição precisaremos melhorar alguns quesitos da organização, como por exemplo, implementar novas provas e distribuir medalhas a todos os participantes. O PIBID coloca o aluno da graduação em frente à realidade da sala de aula, que ele vai integrar depois de formado”, avalia Corradi.
Durante o desenvolvimento do PIBID no subprojeto de Educação Física, desde agosto de 2012, foram realizadas nas escolas avaliações biométricas, orientações de higiene, alimentação saudável, e até mesmo orientações para o aluno aprender a se localizar no espaço, por meio da confecção de maquete do bairro onde está inserida a escola.
“Isso foi feito através de teatro e mini palestras, buscando dar informação para os alunos e, principalmente, aos pais. O objetivo de nossa atuação [no PIBID] é buscar situações que fossem problemáticas nas escolas, e por meio da pesquisa conseguimos desenvolver bons trabalhos. Muitos bolsistas utilizaram os resultados para apresentação do TCC e em eventos científicos da FAI, o que engrandece o papel do programa”, frisa.
A professora supervisora do subprojeto de Educação Física do PIBID na escola Eurico Leite de Morais, Fabiana Patrícia Brollo, apontou que o campeonato encerra “com louvor” os trabalhos do projeto.
“Dentro das expectativas que foram traçadas inicialmente, podemos dizer que estamos fechamos com chave de ouro. Esperamos que os alunos possam aplicar o que vivenciaram durante esse período’’, finaliza.
As provas foram divididas por faixa etária e houve sete modalidades do atletismo: 50metros, 100 m, 400 m, revezamento 4 X 50 metros, revezamento 4 X 100 m, lançamento da pelota e salto em extensão.