Na manhã desta terça-feira, 5, foi realizada no ESF II uma orientação pelo coordenador dos ESFs Eder Gimenes, sobre Urgência e Emergência.
Além da equipe de enfermagem, participaram da reunião a auxiliar de saúde bucal Osmarina Santana Alves e a farmacêutica Cristiane Garcia Portolez. Foram abordados temas como reanimação cárdio-pulmonar intra-hospitalar e como agir em casos de emergência fora do ambiente hospitalar.
Esta ação é chamada de “Corrente da Sobrevida” e mostra como atuar desde o momento em que a pessoa tem uma parada cardíaca até a chegada do profissional de saúde. Ela é composta por quatro elos, reconhecer a parada cardíaca e chamar o serviço de emergência, dar início às manobras de reanimação, aplicar a desfibrilação ou choque elétrico, e a chegada do serviço de emergência e do profissional de saúde.
Também foram abordados assuntos como as manobras importantes diante de um engasgo, tanto em adulto quanto em crianças e as atitudes que devem ser tomadas diante de um afogamento.
De acordo com a enfermeira responsável pelo ESF II, Bianca Piato, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a educação continuada como essencial para a qualidade da assistência à saúde e entende também que a educação continuada faz parte do desenvolvimento dos recursos humanos, num esforço sistemático de melhorar o funcionamento dos serviços.