Na última terça-feira, 19, a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) participou da quinta edição do Fórum das Instituições Municipais de Ensino Superior do estado de São Paulo (IMES-SP) na sala da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP).

Das 9h às 12h, os representantes de 25 IMES – de um total de 30 – se reuniram com o objetivo de discutir a concorrência com as instituições privadas de ensino superior, os desafios a serem enfrentados em 2014 e a necessidade de a Secretaria de Estado da Educação estabelecer o programa “Escola da Família” específico para as IMES.
Durante a reunião, foi divulgada a participação das IMES, a partir de 2014, junto à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), um espaço importante para a discussão do ensino superior no Brasil.
O diretor geral da FAI, professor doutor Márcio Cardim, na abertura do encontro, ressaltou a importância da união entre as IMES e fez a leitura da ata do Encontro realizado em 5 de agosto, na sede da Secretaria de Estado da Educação, quando se pactuou sobre a formulação  de um convênio específico do Programa Bolsa Escola da Família.
“A atenção da secretaria de Estado da Educação é legítima, pois se trata de instituições que estão em situação diferenciada, haja vista que têm natureza jurídica pública e compõem o sistema estadual de ensino”, afirma Cardim.
O vice-diretor da FAI, Wendel Cleber Soares, também presente no encontro, ressaltou conquista obtida durante o evento.
“Houve uma presença maciça das instituições municipais, onde o principal objetivo era tratar o programa Bolsa Escola da Família específico para as IMES. Outra conquista que foi debatida neste Fórum é que a partir de 2014 essas instituições participarão da ABRUEM, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais”, avalia Soares.
O diretor geral da FAI e sua equipe promoveram em agosto de 2011 a primeira edição do Fórum das IMES. Já em 2012 aconteceram outras duas. Esses fóruns possibilitaram várias conquistas, entre elas, a nomeação do diretor da FAI como membro titular do Conselho Estadual de Educação, a inclusão das IMES em editais promovidos pelo MEC e outros órgãos da área acadêmica para a captação de recursos.
Tem permitido também a ampla visibilidade dessas instituições a toda comunidade acadêmica, órgãos governamentais e de fomento a nível nacional, passando a dar maior valorização e credibilidade a essas instituições públicas municipais.