A VII Feira de Leitura “Culturarte” teve início ontem, 5, e prossegue até amanhã, 7, na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira. A programação é extensa e tem a participação de professores e alunos do município, projetos sociais, educação infantil e conta com exposição de livros para todas as idades, recitais, declamação de poemas, apresentações musicais, teatro, mímica, dança e o mais importante, o momento de leitura na praça.
A praça se transformou em uma grande biblioteca ao ar livre. O visitante se depara com bonecos representando os personagens da literatura infantil nacional, extraídos de livros de autores como Monteiro Lobato, com o Visconde de Sabugosa, Dona Benta e o saci pererê, sentados nos bancos e apreciando uma leitura.
Uma novidade neste ano, segundo o secretário de Educação, José Henrique Rossi, são as caixas plásticas instaladas nas árvores da praça, nas quais são deixados livros infantis, de autores como Maurício de Souza, que ficam à disposição de passar pelo local, podendo folheá-los e até fazer a leitura para os filhos.
Segundo o prefeito Hélio Furini, o objetivo do evento é incentivar o hábito da leitura nas crianças e também nos adultos. “É uma forma inovadora de promover a leitura, a cultura e a arte, auxiliando na formação do aluno, criando novas idéias e expandido os conhecimentos de quem está visitando, ou simplesmente esteja passando pela praça”, explica o prefeito, ressaltando a participação das escolas na realização da Feira.
Com as atividades realizadas na Praça e ao lado, na Casa da Cultura, o visitante, ou quem estiver passando no local, pode visitar as tendas que possuem livros em exposição voltados para o público infantil, juvenil e adulto, manter contato com escritores ou assistir as diversas apresentações de manhã até a noite nos palcos da praça e da Casa da Cultura
“O objetivo de incentivo ao hábito da leitura está sendo alcançado, verificamos essa evolução junto aos alunos, nas salas de aula desde a infância aos projetos sociais”, reiterou o secretário na avaliação sobre a Feira.
Nas árvores das praças foram fixadas faixas, com frases de efeito, com objetivo de dinamizar a leitura nas crianças, jovens e adultos. Para quem aprecia literatura mais tradicional, há a tenda do sebo, com fartas opções de livros.
Um dos projetos presentes é o das escolas infantis (CEI Criança Feliz) que atende menores na faixa etária de quatro meses até quatro anos. A educadora Naiara Vidal mostrou os portifólios que os próprios professores produzem para as atividades dos alunos, divididos em faixas etárias. Os alunos do projeto também fizeram apresentação de dança.
PROGRAMAÇÃO – Os eventos nos palcos da Praça e da Casa da Cultura, têm início hoje, às 8h30, com apresentação musical, declamação de poema, teatro, musical, teatro de rua, recital e apresentações musicais, até às 20h e amanhã, quinta-feira, a programação começa no mesmo horário às 8h30 e encerra às 16h na praça e às 14h30 na Casa da Cultura, com apresentação teatral. Escolas da região também estão visitando a Feira.