A população panoramense esta convidada a assistir a peça teatral ‘Os caipira é um causo sério’ do grupo Kukunha de Mirante do Paranapanema no salão nobre da E.E Dom Lúcio Antunes no sábado, 24, às 20h. A entrada é gratuita. A peça é um oferecimento do Departamento Municipal de Cultura.
A peça escrita por Ronaldo Macedo tem no elenco Allan Guedes, May Silva, Kécia Rocha, Lindson Ranielly, Marilisa Jancovic, Caio Almeida e Evely Daleffe. Adaptação e direção de Nelma Mélo. Orientador do Projeto Ademar Guerra, Lara Prado. Cenografia, Dersan Magalhães. Figurino, Nelma Mélo. Produção e fotografia, Clube do Meio Artístico. Convidado especial, Eder Quirino.
O grupo busca em suas apresentações teatrais a preservação da cultura local através do teatro, divulgando e valorizando os textos teatrais de autores regionais, resgatando os valores da história da região e suas tradições, com ênfase: a preservação como processo dinâmico de valorização das criações e recriação de experiências, valorizando o papel dos pioneiros como fonte de conhecimento; promovendo, assim, o contato e a troca de experiências.
O Grupo de Teatro Kukunha foi criado em 2012 a partir de um curso de teatro patrocinado pela ETH Bioenergia, em parceria com a Secretaria de Cultura de Mirante do Paranapanema e Clube do Meio Artístico. A iniciativa de criar o grupo nasceu da ideia de fazer um teatro acessível. Onde as montagens fossem pautadas pela preocupação de aproximar o público as suas origens, com a proposta de apresentações regulares para platéias formadas por moradores da periferia e do campo, procurando estabelecer uma empatia com essas platéias não habituadas ao teatro.
Este grupo é formado por 12 integrantes, entre jovens, adultos e crianças da cidade, do campo, da periferia e dos assentamentos do município de Mirante do Paranapanema, com idades entre 14 e 75 anos. O grupo recebeu de presente do autor Ronaldo Macedo o texto “Os Caipira é um causo sério”, onde já está na fase de pesquisa junto aos pioneiros do município de Mirante e sobre o dia a dia do caipira.