Com intuito de “gerar músicos para os cultos locais”, a Orquestra Maranata foi criada dentro da Igreja Batista de Flórida Paulista, pelo pastor Aguinaldo Adelino, há mais de dois anos. 

Desde então, a Orquestra que faz parte do Ministério de Música da Igreja Batista, agrega valor ao trabalho social e realiza ensaios periódicos e apresentações em Flórida e região. O pastor conta que desde que chegou, em janeiro de 2011, o projeto foi imediatamente implantado por ele no município com grande adesão. “Cheguei em Flórida no dia 10 de janeiro de 2011 e já no dia 12 comecei a fazer os ensaios com alguns jovens interessados, os quais na sua maioria nunca tinham participado de aulas de música”, afirmou o pastor Aguinaldo.
Aguinaldo tem vasta experiência com música. Foi maestro do Projeto Guri nos polos de Panorama, Ouro Verde e Presidente Venceslau, primeiro maestro da Orquestra de Cordas de Três Lagoas (MS) e, atualmente, rege a Orquestra de Violinos da Cidade de Castilho. Como maestro, o pastor participou de diversas apresentações de destaque, para os ex presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso; para o ex Governado Mario Covas, no Palácio do Governo do Estado de São Paulo; Programa Jô 11 e meia, no SBT; Programa Quarta Viva, com Gabriel Chalita na Canção Nova; e por diversas vezes na TV Fronteira.
Além de gerar músicos, o projeto tem como intuito “abençoar outras pessoas não filiadas à Igreja, principalmente, crianças e jovens, a terem contato com a arte musical”, explica Aguinaldo.
“Além dos alunos poderem usar o talento da arte musical para o louvor da Glória de Deus, muitas pessoas ouvindo a orquestra tem experimentado momentos de sublime adoração ao Deus Todo Poderoso”, completa.
Neste período de existência, a Orquestra Maranata já participou de culto da igreja local, de outros eventos; festejos do aniversário de Flórida Paulista, Programação do Dia das Mães da Promoção Social, Cerimônia de Casamento, Aniversário das Igrejas Batistas de Bastos, Adamantina, Irapuru, Pacaembu, Monte Castelo, Inúbia Paulista e Castilho.