Sessenta e oito assentamentos estaduais da Região Oeste serão beneficiados com obras de melhorias. Ao todo, 133 quilômetros de estradas rurais, que abrangem os assentamentos de 13 cidades, vão receber serviços de recuperação do leito carroçável, drenagem, controle de erosão, entre outros. O trabalho faz parte do Programa Estradas do Pontal. O investimento de R$ 7 milhões é uma ação do Governo do Estado, através da Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que conta com recursos disponibilizados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Os municípios beneficiados com as obras de melhorias são Mirante do Paranapanema, Tupi Paulista, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio, Marabá Paulista, Rosana, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Piquerobi, Sandovalina, Caiuá e Ribeirão dos Índios. O serviço será executado pela Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo).
Para identificar quais são as áreas prioritárias e os serviços que deverão ser executados dentro de cada assentamento, o Itesp vai assinar um protocolo de intenções com as prefeituras que integram o Programa Estradas do Pontal. A cerimônia será realizada na segunda-feira, 2, a partir das partir das 10h da manhã, no escritório regional Itesp, em Presidente Prudente. O objetivo do protocolo é estabelecer uma cooperação técnica entre Itesp, Codasp e prefeituras para otimizar a execução dos trabalhos.
O início das obras está programado para dezembro deste ano. A previsão é que o serviço seja concluído em 12 meses. A Codasp vai adequar as estradas para facilitar a mobilidade das famílias, o transporte escolar de alunos e o escoamento da produção agrícola. Muitos assentados e agricultores familiares estão inscritos em programas de compras públicas de alimentos como o PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social). O programa além de garantir a comercialização dos produtos, estimula a produção, promove o desenvolvimento da região e gera renda para os beneficiários.
A Fundação Itesp presta serviços de assistência técnica e extensão rural em 180 assentamentos, sendo 136 estaduais e 44 federais. Nos locais vivem 10.683 mil famílias. O Pontal do Paranapanema concentra o maior número, 112 no total, 81 assentamentos são estaduais e 31 federais. Ao todo 6.014 famílias vivem na região.