Consumidores já começaram a apontar problemas e golpes na edição deste ano da ‘Black Friday’, que começou à 0h desta sexta-feira (29).

O site de reclamação ‘Reclame Aqui’ diz que as três empresas que lideram a lista de queixas feitas nesta sexta superaram sua média diária de reclamações em apenas seis horas de ‘Black Friday’. “O número desta madrugada já é três vezes superior à média de reclamações que a loja online recebeu por dia em 2013”, apurou o Reclame Aqui.

Os cinco sites que receberam mais reclamações, da meia-noite às 12 horas desta sexta-feira foram: Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Americanas e Submarino. A lista pode ser acessada no endereço http://blog.reclameaqui.com.br/.

SITENúmero de reclamações*Média de queixas por dia em 2013
Extra.com.br64653,6
Ponto Frio56647,5
Casas Bahia25632,8
Americanas.com60244,2
Submarino41831,3

Reclamações feitas da meia-noite às 12 horas desta sexta-feira

Procurados, os sites www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e casasbahia.com.br reiteraram que “as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são legítimas”. Americanas e Submarino não quiseram comentar.

Tanto no Reclame Aqui, quanto nas redes sociais, é longa a lista de apelidos que o evento recebeu: “Black Fraude”, “Black Fria”, “Friday Fiasco” e “Black Mentira”, sempre em alusão à “maquiagem” de preço.

No site de reclamações, internautas denunciam lojas que aumentaram os preços dos produtos para, ao aplicar um desconto durante a ‘Black Friday’, este parecer maior, a chamada “maquiagem”, golpe amplamente denunciado na edição do ano passado.

Em uma das reclamações, o consumidor diz que acompanhou o preço de uma impressora ao longo da semana e que, ao procurá-la hoje, o preço havia sido inflado e, depois, dado um desconto. “Black Friday Superfaturada”, diz ele.

Lojas de produtos de beleza também estão sendo denunciadas. Consumidores que checaram os preços na quinta-feira, momentos antes da ‘Black Friday’, dizem que os itens tiveram seus preços elevados e, depois, receberam um desconto.

Outros consumidores reclamam de falhas no sistema de cobrança das lojas do e-commerce, que, por exemplo, não inclui o desconto anunciado no preço final do produto assim que o consumidor finaliza a compra. Lentidão e sites ‘fora do ar’ também estão entre os problemas apontados.

O Procon-SP diz que já está reunindo reclamações dos consumidores e deve, até o final do dia, publicar um balanço das denúncias. 

Avener Prado/Folhapress
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