A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional, em Brasilândia (MS), ocorreu no último dia 14, na Câmara Municipal, para 34 jovens nascidos em 1995 e anos anteriores. O prefeito Jorge Diogo, presidente da Junta de Serviço Militar, participou da cerimônia juntamente com o secretário da JSM, Antônio Marcos Canno, que contou com o auxílio de José Augusto, secretário da JSM de Santa Rita do Pardo (MS).

O juramento contou com o apoio da Polícia Militar de Brasilândia, sob o comando do sargento Henrique. Após executarem movimentos de ordem unida, os jovens reservistas cantaram o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, fizeram o juramento à Bandeira Nacional, que teve seu dia comemorado na última terça-feira, 19, data da instituição da bandeira em 1889.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Madeira, considerou a data “muito especial” para os jovens, pois, “mesmo dispensados, ao certo serão convocados, caso haja necessidade das Forças Armadas”.
O sargento PM Henrique destacou que o Certificado de Dispensa de Incorporação, conhecido como certificado de reservista, é um “documento importantíssimo” e que os jovens devem, no mínimo, levar o exemplo de hierarquia e disciplina para suas vidas para que tenham sucesso.
O prefeito Jorge Diogo, que serviu ao Exército Brasileiro em 1988, antes mesmo da atual Constituição Federal, considerou o “dia especial” e ressaltou que os jovens que juraram à Bandeira Nacional “consagraram compromisso com a Pátria”.
Também fizeram parte da mesa de autoridades: a vice-prefeita Márcia Amaral; o vice-presidente da Câmara, vereador Toninho da Prefeitura; e os secretários Waldemar Firmino de Campos (Administração) e João Luiz Almeida Rosa (Desenvolvimento Econômico), além de Bento dos Santos Filho (Peninha), representando a Secretaria Municipal de Educação. Também compareceram os vereadores Sérgio Abreu, Quinca da Fenix e Evandro Inácio.