A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio (Marinha do Brasil) promove em parceria com a Colônia de Pescadores José More Z-15 e Prefeitura, mais um curso de Formação de Aquaviários. São 30 participantes que iniciaram o curso na segunda-feira, 4, devendo ser encerrado hoje, 8, na Escola Municipal Ophélia Schipa de Oliveira. O custo do curso é R$ 8, valor referente à Guia de Recolhimento da União.
Durante uma semana, os participantes aprenderam regras de navegação, normas para conduzir uma embarcação de maneira segura, primeiros-socorros, legislação, estabilidade da embarcação, e navegação.
Na segunda-feira, o prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha recebeu no gabinete o delegado da Delegacia Fluvial, capitão Marcelo da Silva Sibelino, para um bate-bapo de apresentação dos serviços prestados pela Marinha do Brasil na região em que possuem sob jurisdição 134 municípios nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo o capitão, o curso de Formação de Aquaviários módulo convés e máquinas, é o primeiro curso de quem está começando na profissão da Marinha Mercante. Não é um curso amador. A Marinha do Brasil não faz curso para amador, somente aplica prova.
Aqueles que atingirem mínimo necessário para serem aprovados receberão certificado de conclusão e a CIR (Caderneta de Inscrição e Registro), uma espécie de carteira verde contendo todo histórico profissional para ingressar profissionalmente numa empresa do ramo.
Este curso habilita os concluintes para auxiliar na embarcação em casos de embarcações de grande porte, em situações de pilotagens de barcos pequenos ele estará habilitado a pilotar comercialmente para uma Pousada.
ERRADO – De acordo com Sibeli, existem muitas pessoas e algumas pousadas, inclusive, na região que contratam um cidadão com arrais (documento amador) para transporte de turistas. Isso é errado. A Marinha quando aborda este cidadão notifica o proprietário da embarcação e também o condutor, porque esta auferindo lucro trabalhando comercialmente com carteira amadora.
PRÓXIMO CURSO – Informação do próximo curso deverá ser solicitada a partir de fevereiro, pelo telefone da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio (18) 3281- 3175 / 3281-3090.