O adamantinense Luan Bruno Parra Barbosa, filho do casal Jair Marcos e Lucilene, com apenas 16 anos, já é um dos principais destaques de todo o país no tênis de mesa.
Em 2011, teve contato com a modalidade esportiva durante as atividades do PAF (Programa Atleta do Futuro), mantido pela Prefeitura de Adamantina, por meio de parceria entre a Selar (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação) e Sesi (Serviço Social da Indústria).
Com muita dedicação e treinos diários, Luan obteve resultados rápidos e conquistou muitas etapas da Liga Oeste Paulista. Em 2012, conquistou o primeiro lugar no do ranking juvenil, foi considerado o melhor do oeste paulista e em 2013, também lidera o ranking.
Atualmente, Luan reside e treina na Associação Nova Era de Tênis de Mesa de Bauru, um dos principais centros da modalidade. Mesmo assim, o mesa tenista disputará a última etapa da Liga Oeste Paulista por Adamantina e a final estadual dos Jogos Abertos da Juventude.
DESTAQUE – Mesmo com pouca idade, Luan conquistou importante espaço na modalidade e, no ano passado, se destacou nos campeonatos Paulista e Brasileiro, disputados pela cidade de Marília. Com isso, o mesa tenista ficou conhecido pelo seu elevado nível de jogo.
Já defendendo a Associação Nova Era de Tênis de Mesa de Bauru, na semana passada, o mesa tenista disputou o Campeonato Brasileiro, classificando-se entre 30 primeiros. “Para os esportistas, a dica que eu dou é ter foco e consciência quanto aos treinamentos, afinal, não adianta só ter o dom e não ter determinação, que na minha opinião é o principal item para crescer no esporte. Siga regras e tenha muita disciplina em tudo que fizer, isso deve ser o básico para o sucesso”.
Este ano, Luan conquistou a Bolsa Talento Esportivo, e treina 4 horas diárias, além de desenvolver outras atividades, como academia e atividades físicas no centro de treinamento. “O tênis de mesa é o esporte que mais tem atleta no mundo, mas infelizmente aqui no Brasil ele é visto com o uma brincadeira, o famoso pingpong, assim, não sendo valorizado como deveria ser, mas o esporte vem crescendo muito no país e os níveis dos atletas subindo muito rápido”, declara Luan.
Para o futuro, Luan pretende seguir investindo no esporte, pois além de considerá-lo um hobby, ressalta os benefícios para sua saúde, porém, ao terminar o ensino médio, pretende cursar um curso superior.
“Acredito que o esporte é o caminho para salvação da nossa sociedade tão defasada pelas drogas, porém, pena não termos apoio necessário dos nossos governantes. Se começasse hoje um sistema eficiente para o esporte, em um futuro não tão distante, nós teríamos menos penitenciarias e mais escolas”, finaliza Luan.