No último sábado, 23, foi realizado o 1º Concurso Beleza Negra Estudantil, que elegeu como misses e misteres: Ashylei Rafaela de Jesus, Caique Luan Pereira Brito, Eduarda dos Santos Ramos Valério, Luiz Felipe Lima Martins, Hellen Gonçalves da Silva, Wellington José dos Santos, Evellin Bruna Bastos Nascimento e Allan Silva Alves de Freitas.
O evento aconteceu na Concha Acústica da Praça Santa Maria e reuniu bom público. O concurso foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Diretoria de Cultura, para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Participaram do concurso alunos das redes municipal e estadual de ensino, divididos por faixas etárias, previamente escolhidos representantes de suas escolas. Os jurados do concurso foram: Eliane Francê, professora de ballet e natação; Laís Costa, secretária adjunta de Saúde e miss Brasilândia 2000 e miss infantil Mato Grosso do Sul; e Pedro Antônio, diretor do colégio Objetivo, de Panorama.
Os jurados observaram beleza facial, beleza corporal, desenvoltura e simpatia. Na categoria mirim, a miss escolhida, com 105 pontos, foi Ashylei Rafaela, da escola municipal Paulo Simões Braga; o mister, com 101 pontos, foi Caique Luan, da escola estadual Adilson Alves da Silva. Na categoria infantil, a miss, com 117 pontos, foi Eduarda Ramos, da escola Paulo Simões; o mister, com 87 pontos, foi Luiz Felipe, também da Paulo Simões. Na categoria teen, a miss foi Hellen Gonçalves e o mister foi Wellington José, ambos da escola municipal Antônio Henrique Filho. Na categoria adulto, a miss, com 114 pontos, foi Evellin Nascimento e o mister, com 108 pontos, foi Allan de Freitas, ambos da escola Adilson Alves.
Prestigiaram o concursoo, o prefeito Jorge Diogo; a primeira dama Léia Diogo, a secretária municipal de Educação, Débora Ladeia de Souza; a miss Brasilândia 2012, Juliana Borges; a miss teen Brasilândia 2012, Bethania Borges; e a miss Brasilândia 2013, Hadja Talahey.
A secretária de Educação, Débora Ladeia, falou da contribuição do povo africano na construção da sociedade brasileira e pediu a todos uma reflexão sobre a influência e a presença dos afrodescendentes na sociedade atual.
O prefeito Jorge Diogo também fez reflexões sobre a data e agradeceu a todos os envolvidos no concurso pelo empenho, principalmente à Cultura, pelos eventos realizados durante o ano.