A Copa do Mundo de 2014 terá o desfalque de dois dos três jogadores em atividade mais caros da história do futebol. O galês Gareth Bale, que trocou o Tottenham pelo Real Madrid por 92 milhões de euros na segunda maior transferência de todos os tempos, e o sueco Zlatan Ibrahimovic (69 milhões de euros), do PSG, não vêm ao Brasil porque suas seleções não conseguiram a classificação.
Pelo menos o jogador mais caro de todos os tempos estará na Copa. Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros), do Real Madrid, foi o herói da classificação portuguesa ao marcar os três gols da vitória por 3 a 2 sobre a Suécia, terça-feira, na repescagem europeia.
Mas Bale e Ibrahimovic não serão os únicos jogadores de primeiro escalão que ficarão de fora do Mundial.
O tcheco Petr Cech, do Chelsea, um dos melhores goleiros do mundo, não conseguiu trazer sua seleção ao Brasil, assim como o atacante polonês Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, número um na lista de contratações de Bayern de Munique e Barcelona.
O Bayern, atual campeão europeu, deve ter nove dos seus titulares disputando a Copa. Os únicos dos 11 jogadores mais utilizados pelo técnico Pep Guardiola que não estarão no Mundial são os laterais direito Rafinha, ignorado por Felipão, e o esquerdo Alaba, da eliminada Áustria.