A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta semana, os números do mutirão contra o câncer de mama e colo de útero, realizado no sábado, 23, nas unidades de saúde do município. Foram 82 exames de toque de mama e 67 coletas para exames preventivos. O trabalho de orientação também foi feito durante a 1ª Cooperação, no domingo, 24, na praça do bairro João Paulo da Silva.
O prefeito Jorge Diogo, a primeira dama Léia Diogo e o secretário municipal de Saúde, Oziel Soares, estiveram nos locais de realização dos exames e todas as pacientes receberam flores para marcar esta ação em prol da saúde das mulheres brasilandenses.
Hoje, 30, será a vez dos homens participarem do “Novembro Azul”. A Secretaria Municipal de Saúde informou que um a cada seis homens terá câncer de próstata e que o diagnóstico precoce é a única forma de evitar graves consequências, até mesmo a morte. Além do câncer de próstata, a mobilização terá como foco o diabetes.
A campanha de orientação será realizada das 7h às 11h, na rua Dr. Teixeira de Carvalho (em frente ao Centro Cultural Senador Ramez Tebet), e serão oferecidos gratuitamente serviços de aferição de pressão arterial, glicemia, PSA (exame de sangue usado como ferramenta para diagnóstico da presença do câncer de próstata) e orientações.
CÂNCER DE PRÓSTATA – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame de sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.